Antes de ler, gostaria de dizer que
esse texto tem uma considerável
dose de vulnerabilidade.
Em Neemias 6:3, diz
"Enviei um mensageiro a dizer:
Estou em grande obra; de modo que não poderei descer;
por que cessarei a obra, enquanto eu a deixasse e fosse ter convosco?"
O contexto desse texto é a reconstrução dos muros de Jerusalém. Parafraseando o acontecimento, Neemias estava em uma grande obra, construindo os muros, e então ele recebe um convite para ir ter com Sambalate e Gesém no vale do Ono (porém eles planejavam fazer mal a Neemias, mas ele não sabia). Então Neemias responde, "Estou em uma grande obra e não posso descer, porque se descer eu teria que parar a obra, e o que é mais importante ao ponto de eu ter que parar a obra?".
Ao ler isso, logo me veio a mente um coisa que falo sempre, "estamos em obra". Confesso que ri dentro de mim, pois na semana havia orado ao Senhor sobre isso, sobre estar em obra. Eu estou construindo o muro, estou em constante construção. Até quando? Até a volta de Cristo. Em meio a essa construção recebo convites, mas se eu aceitar terei que para a obra em mim, e não posso parar essa grande obra, afinal o que seria mais importante do que ela?
Neemias falou algo que eu tenho pensado muito. Sobre estar em obra. E de fato eu estou em obra, e é um grande projeto que visa a minha construção até a vida eterna. Os convites que me fazem procrastinar são os convites que me chamam para parar a grande obra que Deus esta fazendo em mim. E o que é maior do que esse projeto? Porque eu aceitaria esse convite? Eu estou em grande obra, não posso parar, porque ninguém vai continuar por mim. Sou responsável por minhas escolhas. Preciso aprender a dizer não, e preciso aprender quando dizer sim. Não irei conseguir agradar a todos, então preciso olhar o que é prioridade em minha vida. Isso é parar e respirar mediante a toda correria que nos rodeia, afinal nossas atitudes são consequência daquilo que esta dentro de nós.
Confesso que preciso arrumar isso, preciso da ajuda de Deus. Colocar a casa em ordem. Continua a construir. Priorizar a grande obra, não negociar minhas prioridades, pois essa é minha essência, e uma vez que negócio eu a perco e começo a deixar o impostor que vive em mim reinar, acabo perdendo o espaço para respirar. Acabo sendo escrava das circunstâncias.
Permanecer em Deus é exatamente priorizar as coisas Dele. E priorizando as coisas Dele em mim são gerado frutos, e os frutos do espírito são amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio, assim como está escrito em Gálatas 5:22.23.
Preciso urgentemente rever minhas prioridades. Preciso da ajuda do Espírito Santo nisso, pois só consigo mudar as coisas em mim permanecendo Nele. Só consigo ser podada se estiver Nele, e o processo de poda, doí. Não é algo fácil, mas é necessário que o Senhor limpe para que dê mais frutos, assim como está escrito em João 15.
Isso para mim faz tanto sentido, permanecer Nele, priorizar as coisas Dele, estar em uma grande obra.
O problema é que tenho negociado minhas prioridades. E isso começa aos poucos, sutilmente disfarçado com uma mexida no instagram, um deixa pra amanhã, ect.
Permanecer Nele é = Priorizar as coisas Dele que é = Espaço para respirar, pois a verdadeira liberdade é vivida Nele.
Não estou dizendo que tudo será perfeito com essa reflexão. Mas estou dizendo que parei a obra por tantas e tantas vezes por causa de uma distrações. E isso é perda de tempo, afinal o que é maior que a obra que tenho para finalizar? Estamos falando aqui de uma construção, onde nada mais é valioso do que as coisas do Pai, as coisa que Ele tem pra tratar comigo. Jesus diz, que a vida eterna é conhecer aquele que o enviou (João 17:3). Jesus diz que aquele que quiser ganhar a vida teria que perde-la (Mateus 16:25). Porque estou falando isso? Porque precisamos ter consciência de que estamos em obra, estar em obra não é estar pronto, é reconhecer que temos muito a mudar, que temos muio ainda a conhecer sobre Deus, que todas as circunstâncias da nossa vida não podem nos fazer parar, mas devem nós fazer mais forte. Paulo dizia, "tudo posso naquele que me fortalece" (Filipenses 4:13), não no sentido de arrogância, mas no sentido de que Ele podia passar por qualquer circunstância pois Ele tinha o Senhor, e o Senhor o fortalecia.
Estamos em grande obra,
constante obra,
onde não podemos parar porque é
perca de tempo, e nada é
maior do que essa obra.
Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo;
Filipenses 1:6
Filipenses 1:6
Comentários
Postar um comentário