Pular para o conteúdo principal

Para quem busca merecer

Vou começar isso declarando longe de quatro paredes que, eu busco merecer. Não sei se você chegou aqui pelo titulo desse texto, se está acostumado a ler o é escrito aqui ou se caiu mesmo de paraquedas. Não sei o que você entende por buscar merecer, então vou explicar sobre o que eu quero dizer, falando sobre a minha busca por merecer.
Minha busca por merecer começou quando eu nem mesmo sabia o que era merecimento, lá bem pequena quando, eu acredito como a maioria das mães, minha mãe me olhava e dizia por exemplo "Se você não comer essa comida toda, não ganhar sobremesa" e então para merecer a sobremesa eu comia a comida mesmo que não gostasse ou nem estivesse com fome. 
Esse é só um exemplo de toda minha jornada pela busca do merecer. Minha vida toda eu fui condicionada, a fala de "Você só ganha, se fizer isso". 
Então buscar merecer criou raízes dentro de mim, dentro do meu relacionamento familiar e até mesmo na minha relação com amigos. Inconscientemente eu fui construindo tudo sobre fazer para merecer, essa é a lei da meritocracia, você ganha de acordo com o que faz. 
Ela pode dar certo em um emprego, onde prestamos serviços para um patrão e ele nos paga de acordo com o serviço que foi prestado. Não mais que isso. 

Construí durante anos meus relacionamentos sobre a base do merecimento, eu precisava fazer, eu precisava dar algo em troca e precisava mostrar serviço. Eu precisava sempre estar ali porque caso eu não estivesse, caso eu não fizesse o que aquela pessoa queria, seja essa pessoa meu pai, mãe ou meus amigos, parecia que eu perderia o amor da pessoa porque eu não iria merece-ló mais se não me esforçasse para fazer algo. Foi quando Deus entrou na minha história.



Eu recebi do seu amor e da sua graça em nosso primeiro encontro, me senti como nunca antes. Mas ao passar do tempo eu comecei a tratar minha relação com Deus da mesma maneira que eu tratava todas as outras, na base do merecimento. Eu comecei a construir uma vida espiritual e um relacionamento com Ele achando que poderia dar algo em troca do Amor perfeito que recebia dEle. Estava eu ali como sempre estive, buscando merecer. Sendo escravizada por mim mesma e pelo vicio em fazer para ter algo. 
Era como se eu construísse uma torre, uma torre que tinha alicerces em mim mesma. Sendo eu falha, instável, nada segura e imperfeita. Essa torre ia crescendo, eu ia depositando nela todos meus méritos, o quanto eu fazia para Deus e o quanto eu "era boa". 
Essa torre como se pode esperar, não ficou de pé por muito tempo, vinham ventos e ela balançava. Por um tempo eu consegui sustenta-lá, mesmo em ventos. 
Mas um dia a tempestade chegou e eu não tinha forças parar sustentar aquela torre. 
Ela foi derrubada pela tempestade porque eu não deixava que Deus sustentasse, eu queria sustenta-lá para mostrar a Ele o quanto eu merecia seu amor. 


Foi doloroso e amedrontador ver tudo caindo. Posso dizer que quase não aguentei ver anos de construção caindo, ver que eu não era o suficiente mesmo e que eu não era forte como pensava. 
Eu andei uns dias sem saber o que fazer porque tudo que eu havia feito e que eu achava que devia fazer havia desmoronado. Meus merecimentos, minha bondade, minha força haviam caído e eu só podia ver pecados, arrogância e orgulho. 
Como eu poderia merecer o Amor de Deus agora? Como iria caminhar com Ele se o que eu via estava tão longe de tudo que o agradava? 

Tive que admitir que eu não podia merecer. 
Eu quis voltar atrás por isso tudo, quis parar de caminhar porque eu parecia não ser suficiente e não me sentia boa pra continuar. 
Mas em meio a desalação da minh'alma, Ele veio:

Bem aventurados aquelas cujas maldades são perdoadas. E cujos pecados são cobertos.-Rm 4:7


Me disse que se eu deixasse Ele sustentar aquela torre, eu seria bem aventurada.
Entendi que não poderia merecer mesmo, e que eu deveria parar a busca que havia durado quase dezoito anos.
Não havia mais como buscar merecer, eu não poderia merecer e nunca poderei.
Não há mais necessidade fazer para receber, porque nada que eu faça pode pagar o Amor que Ele tem por mim.

Não sei onde sua vida encaixa nessa história toda, se você vive ou já viveu como eu vivi. Mas desejo muito que você se torne um Bem aventurado como eu tenho me tornado desde que decidi parar de buscar merecer.
Aceitar o favor da graça, que é de graça para cada um de nós.
Estou o aceitando desde que minha torre foi ao chão e eu o recebi perdão do meu Criador.

Não há serviço
Não há tempo
Não há palavras
Não há ministério
Não há dom
Não há canção

que nos faça merecer todo amor que Ele deposita em nós.
Minha vida tem sido construída agora no Amor dEle por mim e não mais sobre O Meu amor por Ele.
O meu amor muda, meu amor acaba, meu amor é falho e inconstante.
O dEle nunca muda, é eterno, é perfeito e constante.

(essa canção tem participado da nova construção da minha torno, ela me lembra que preciso construir sobre Ele e não sobre mim)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Recaio em tua graça Aba

"Recaio em tua graça, recaio de novo em tuas mãos" .. Creio que você que está lendo esse texto já ouviu o trecho dessa música. Hoje quando estava conversando com Jesus, Ele me lembrou dessa parte, e parei para refletir. Nenhum outro amor se não o seu Jesus. Nada nesse mundo pode se comparar ao seu amor. A cada dia que se passa tenho mais convicção disso. Quando paro e olho para mim vejo quão falha e pequena sou, quando olho para ti penso o que o Senhor viu em mim. O seu amor é incondicional, o meu é condicional .. e eu poderia listar aqui infinitas palavras que pudessem falar o quão perfeito o seu amor é e o quão falho é o meu. Não há nada de "grande" que eu faça que se compare ao seu amor, não há nada que eu faça que vá fazer o Senhor me amar mais. Por que? Porque o seu amor é de graça. E eu " recaio em tua graça e recaio de novo em tuas mãos" . As vezes me engano achando que as coisas desse mundo são tesouro, mas o Senhor vem e me mostra que as su...

Eu só quero ver Você!

O texto de hoje é sobre algo que almejo muito, sobre o meu alvo, sobre a unica coisa que eu quero ver! Talvez com esse começo você tenha se lembrado de algum sonho que você tem ou de uma pessoa muito especial em sua vida. Seja você cristão ou não, todos nós temos um desejo profundo que de certa forma nos "move".  Salmos 27:4  "Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e inquirir no seu templo." Davi faz uma petição e uma promessa ao Senhor.  O que Davi pedia era que pudesse morar na Casa do Senhor, esse pedido não se referia somente ao espaço físico, ao templo. Mas se referia também à presença do Senhor, Davi declara como seu maior desejo estar na presença de Deus todos os dias. A promessa de Davi a Deus nesse Salmo é de que buscaria estar na presença de Deus todos os dias. Não bastava pedir a Deus que pudesse estar na sua presença, Davi promete se esf...

Recebendo cura através de uma declaração de amor: HUMILHAÇÃO

A palavra humilhação quer dizer "rebaixar-se". A humilhação é vista como um ato nobre por Deus! Já pensou em se humilhar diante de Jesus? Já pensou largar opiniões de todos, só pra se prostrar diante daquele que um dia se humilhou por mim e por você? Pois bem, através desse ato você prova o amor, confiança e necessidade de Cristo. Na Bíblia, que é uma carta de amor de Jesus pra nós, há uma mulher que se declarou à Jesus através da humilhação. No livro de Lucas, capítulo 8 a partir do versículo 44 conta a história de uma mulher que sofria um fluxo de sangue, havia doze anos. Ela era criticada pelo povo de sua sociedade, difamada por conta de sua doença. Ela já tinha procurado médicos, gastado tudo que ela tinha buscando uma resolução pra tal. Mas ela ouviu falar de um nome, de um homem que curava, salvava e libertava. Então desesperadamente ela se pôs a procurar o seu milagre, e a buscar o que operava essas maravilhas. A multidão que seguia Jesus, atrapalhava a passagem ...