A palavra procrastinar significa, "transferir para outro dia ou deixar para depois; adiar, delongar, postergar, protrair". Sendo assim procrastinação espiritual é deixar para depois algo que envolve a sua vida de busca de conhecimento e experiências da plenitude de Deus.
Segundo uma pesquisa feita, o ato de procrastinar faz mal para a nossa saúde. Pessoas que tem o hábito de procrastinar, apresentam doenças com frequência, e aumenta o nível de estresses que acabam baixando as defesas imunológicas do nosso corpo, o que abre espaço para doenças infecciosas como a gripe e resfriados.
Agora uma pequena pergunta, você consegue enxergar as coisas listadas acima no meio espiritual?
O ato de deixar as coisas de Deus para depois afeta a nossa vida em todos os sentidos. Além de fazer mal para o nosso interior tem a capacidade de se externar para fora de nós, fazendo com que nos tornemos doentes espirituais. A vida do "deixa pra depois" com Deus, não tem o mínimo sentido. Nos tornamos pessoas amarguradas, e distantes da verdadeira essência de um Cristão. Outra coisa importante, é que como o nosso "sistema imunológico espiritual" está baixo pelo fato da procrastinação espiritual, nós não apenas podemos adquirir uma doença, mas um doença contagiosa. Tenho quase certeza de que você alguma vez se deparou com um doente espiritual na igreja, e muitas dessas pessoas sem perceber acabam infectando outras pessoas. Também existe o resfriado espiritual, aquela pessoa que não está quente nem fria, está mais ou menos.
Estou falando no geral sobre isso, mas e quando o doente espiritual sou eu ou você?
Uma pergunta, como está a sua vida com Deus?
Não sei qual foi a sua resposta, mas se você disse que está "bem ou ótima", não pare por aí, porque Deus é infinito, e sempre há mais de Deus para se conhecer.
Se sua resposta foi "ruim", quero que saiba hoje que Deus te espera de braços abertos, e que tudo depende somente se uma escolha sua, de se entregar ao amor Dele.
Mas se sua resposta foi "mais ou menos", a palavra de Deus diz "Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca". (Ap 3:15.16)
Deus nos chama para viver um vida plena na presença Dele, contudo a procrastinação espiritual funciona como uma barreira para que isso aconteça. Quantas vezes você já ouviu dizer que para fazer tal coisa é preciso força de vontade? Acredito que inúmeras não é mesmo?
No entanto, depender da sua força de vontade é algo perigoso na sua vida espiritual, porque a nossa força de vontade não é constante. Assim como haverá dias claros e ensolarados, também haverá dias tempestuosos, e que por mais que você ame o que faz, depender das suas emoções será como uma armadilha, porque não encontraremos em nós a motivação que precisamos, ainda mais sendo nós imperfeitos. A nossa força de vontade tente a se esgotar conforme o uso dela, por isso somos tão dependentes de Jesus. Quando pegamos a nossa auto suficiência e tentamos resolver com a força do nosso braço, ficamos sujeitos a fadigas espirituais, e aí nos deparamos com nós mesmo e a nossa impotência. Mas é aqui que Jesus entra ..
Em Mateus 14:22.31 diz, "E logo ordenou Jesus que os seus discípulos entrassem no barco, e fossem adiante para o outro lado, enquanto despedia a multidão. E, despedida a multidão, subiu ao monte para orar, à parte. E, chegada já a tarde, estava ali só. E o barco estava já no meio do mar, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário; Mas, à quarta vigília da noite, dirigiu-se Jesus para eles, andando por cima do mar. E os discípulos, vendo-o andando sobre o mar, assustaram-se, dizendo: É um fantasma. E gritaram com medo. Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou eu, não temais. E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas. E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus. Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me! E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste?" .. esse texto retrata muito bem a nossa auto suficiência. Primeiro quero destacar que só depois de Jesus ter falado para Pedro ir por cima das águas é que então ele foi, segundo quero destacar o fato de que Pedro foi andando por cima das águas, mas sentindo ele medo do vento forte tirou os olhos de Jesus e começou a afundar. Muitas vezes acontece isso em nossas vidas, Jesus nos chama para andar por cima das águas (o que nos faz sair da nossa zona de conforto), mas então começamos a tirar os olhos de Jesus e dar ouvido para o que o mundo tem a dizer e para a nossa auto suficiência, e muitos se afogam e repetitivamente falam "deixa para amanhã; amanhã eu peço socorro a Jesus" e o ato de procrastinar vem se tonando algo constante em sua vida espiritual, e sem a humildade de pedir socorro para Jesus, afundam cada vez mais. Mas Jesus está pronto para nos socorrer independentemente de tudo, porque Ele nos ama.
A questão é, até quando acontecerá a mesma coisa em sua vida? Se arrependa verdadeiramente do seu pecado, fale com Jesus, tenha a humildade de pedir socorro, e tenha a atitude de se por de pé e mudar.
Como então vencer a procrastinação espiritual?
A resposta está na força do hábito, mas deixarei para falar sobre a força do hábito na próxima postagem do blog.
O que Deus quer que entendamos é que todos nós somos tendenciosos a procrastinar, mas que nós não deixemos a procrastinação tomar conta da nossa vida espiritual. Tudo que acontece no mundo natural é de certa forma algo que aconteceu no mundo espiritual.
Deus te quer como você está, mas ele não quer te deixar do jeito que você está. Se deixe ser transformado por Deus. Não deixe as coisas dele para depois, a propósito, as coisas dele também são suas uma vez que você entregou a sua vida para Ele. Você é filho(a) do Rei, na palavra de Deus fala que somos herdeiros de Deus e co-herdeiros com Jesus, "Se somos filhos, então, também somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se realmente participamos dos seus sofrimentos para que, da mesma maneira, participemos da sua glória. O sofrimento e a glória futura" Romanos 8:17. Seja constante na busca de viver e conhecer a plenitude do Aba, a procrastinação espiritual se opõe a dependência do Senhor. Quem somos nós sem Ele? Não somos nada, a nossa vida é um completo vazio sem o Senhor. Se entregue sem medo a este amor, diariamente.
Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.
Tiago 4:14
Deus lindão!! Não podia deixar pra depois isso. heuheh lindo texto meninas :3
ResponderExcluirGlória a Deus! Muito obrigada Victor, é muito com ouvir isso. Deus abençoe a sua vida!
ResponderExcluir