Na semana passada falamos sobre a procrastinação espiritual, hoje daremos continuidade a devocional da semana passado, porém com o foco em como vencer a procrastinação em nossas vidas. Se você não leu ainda a palavra da semana passada, te aconselho a dar uma lida.
"Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos." Zacarias 4:6
Como disse na semana passada, confiar na nossa força de vontade pode ser perigoso, porque a nossa força de vontade é algo inconstante. E é aqui que faço a aplicação deste versículo acima. Não é por nossa força nem por nosso poder que conseguiremos vencer a procrastinação espiritual, mas pelo Espírito Santo. No entanto, para que possamos permitir que o Espírito Santo aperfeiçoe a boa obra em nós, é preciso que alimentemos o nosso Espírito. E como podemos alimentar o nosso Espírito? Matando a nossa carne.
Como disse, depender da força de vontade é algo perigoso, já que a nossa vontade é algo inconstante. E para vencer a inconstância temos que começar aos poucos com a constância. E é aqui que faço menção da força do hábito.
Primeiro é preciso compreender qual é a força propulsora que nos motiva a ir atrás do nosso objetivo. E se estamos falando de vida espiritual, a unica força propulsora que nos motiva a continuar firmes na caminhada cristã é Jesus, e o nosso galardão que será dado por Ele. Em 1 Coríntios 3:14 diz, "Se o que alguém construiu permanecer, esse receberá recompensa", e em Apocalipse 22:12 diz, "E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras". Mas essa certeza da nossa recompensa no céus, não sou eu que ministro ao coração de vocês, e não é nenhum homem, muito menos você, e sim Deus. Deus que coloca essa certeza em nossos corações, essa certeza chamada Fé.
Mas há uma luta constante do inimigo e da nossa carne para matar a nossa fé, e a procrastinação espiritual acelera isso muitas vezes "sem percebermos". Por isso é muito importante criarmos o hábito de buscar a Deus, lendo a palavra Dele, orando e jejuando.
A três coisas que compõe o hábito: Gatilho, Rotina e Recompensa.
O gatilho serve como lembrete para execução de determinada tarefa.
A rotina vai ser aquilo que vai ser exercitado diariamente em sua vida.
A recompensa vai servir para te lembrar que vale a pena o seu esforço.
Tire o hábito de procrastinação da sua vida. Deus quer que você viva uma vida plena na presença dele. Crie o hábito de ler a bíblia, orar e jejuar. Isso é alimento para a sua alma, e faz bem não só para o seu interior, mas para o seu exterior.
A vida anda muito corrida, mas Deus é o essencial para você. Não é por nossa força nem por nosso poder, mas por Deus, pelo Espírito Santo que nos fortalece e nos faz caminhar diariamente. A constância nos faz ir há níveis mais profundos da infinitude de Deus.
É tempo de se apaixonar por Jesus, mais e mais. É tempo de viver experiências novas com Ele diariamente. É tempo de se entregar ao infinito amor do Aba, e amar Ele verdadeiramente. É tempo de trancar a porta do seu quarto e falar com Ele em secreto. É tempo de transbordar o amor Dele, de ser creio do Espírito Santo, de ser apaixonado pela palavra Dele.
Um relacionamento não existe se você não conversar com a pessoa se você não parar para ouvi-lá, se você não renunciar algumas coisas para estar mais próxima dela. Do mesmo jeito é com o Senhor, só que não estamos falando de pessoas falhas, imperfeitas, mas estamos falando de Deus, aquele que te amou primeiro, aquele que está sempre pronto para te ouvir, aquele que não muda e que está de braços abertos para você. Deus já te ama incondicionalmente, mas e você, ó ama?
Não responda para mim, mas fale com Ele agora, onde você estiver. Seja sincero, Ele é o seu Pai, Ele te conhece.
Comentários
Postar um comentário