Em Lucas 22:39.44 diz “E, saindo, foi, como costumava, para o Monte das Oliveiras; e também os seus discípulos o seguiram. E quando chegou àquele lugar, disse-lhes: Orai, para que não entreis em tentação. E apartou-se deles cerca de um tiro de pedra; e, pondo-se de joelhos, orava, Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua. E apareceu-lhe um anjo do céu, que o fortalecia. E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se como grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão”.
Quero destacar neste texto os versículos 43 e 44, que apesar de estar em colchete em algumas bíblias, vem retratando a grande angústia que o Senhor Jesus sentiu.
A palavra de Deus é a verdade, e não tenho a mínima dúvida de que as coisas que nela estão escritas são verdade, e mesmo se eu tivesse dúvidas, o erro seria meu, porque querendo ou não querendo ela não deixa de ser verdadeira. Mas a ciência comprova que é possível suar “gostas de sangue” e explica como pode acontecer esse fenômeno em nosso corpo, ou como aconteceu no corpo de Jesus.
• O “suar sangue”, ´é chamado de “hematidrose“. Essa reação é produzida diante de condições excepcionais: para provocá-lo é necessário uma fraqueza física, acompanhada de um abatimento moral violento causado por uma profunda emoção, por um grande medo (sabemos que Jesus Cristo realmente passou por um forte abatimento, não é?). A tensão extrema, com contrações musculares localizadas, produzem um rompimento das finíssimas veias capilares que estão sob as glândulas sudoríparas; o sangue se mistura ao suor e se concentra sobre a pele, e então escorre por todo o corpo.
Jesus quando estava no Getsêmani, sentiu uma grande angústia. Veja alguns dos significados da palavra “angústia” :
1. estreiteza, redução de espaço ou de tempo; carência, falta.
2. estado de ansiedade, inquietude; sofrimento, tormento.
3. sentimento de ameaça impreciso e indeterminado inerente à condição humana, pelo fato de que o homem, ao projetar incessantemente o futuro, se defronta com possibilidade de fracasso, sofrimento e, no limite, a morte.
4. situação afetiva fundamental despertada pela consciência da inevitabilidade da morte.
5. consciência da responsabilidade decorrente da infinita liberdade humana.
Desses significados temos pelo menos um noção da tamanha angústia que o Senhor Jesus sentiu, ao ponto de suar gotas de sangue.
Mas e se fosse com você? Será que você salvaria a humanidade?
Porque Jesus sentiu tamanha angústia sendo que Ele era Deus?
Quando Jesus sentiu essa tamanha angústia, foi pelo fato de que ele estava prestes a levar o pecado do mundo sobre Ele. Ele era o filho unigênito (único) de Deus, Ele era Deus, Ele era Santo, e estava levando sobre Ele todo o pecado do mundo, não só o daquela época mas também os nossos pecados. E na palavra de Deus diz que Deus não se mistura com o pecado, porque Ele é Santo. Da mesma forma que ele a luz não se mistura com as trevas, assim é o nosso Deus, Ele não se mistura com o pecado. E para que Jesus levasse sobre Ele o pecado da humanidade, Ele teve que separar-se de Deus. A angústia de Jesus foi tamanha ao se ver distante dEle, do seu Aba, que teve uma crise de ansiedade.
Se Jesus quisesse, Ele não precisaria passar por isso tudo, mas Ele se submeteu a vontade de Deus. Eu acredito que apesar de tamanha angústia, Jesus quando estava ali, viu o quanto valeria a pena se entregar para salvar você. Ele era Deus, e creio que Ele viu você, Ele viu você hoje aqui, lendo está mensagem, e Ele foi até o fim por você, antes mesmo de você amar a Ele, Ele te amou.
Jesus sentiu tamanha angústia porque Ele não conseguia se imaginar distante do Pai. Mas foi necessário que isso se cumprisse para que Ele salvasse o mundo, para que Ele salvasse você.
Você consegue se imaginar longe de Deus? Por um segundo? Por algumas horas? Quanto tempo você consegue se imaginar distante de Deus?
Jesus veio aqui na terra e se fez homem, também para provar que é possível ter a vida que ele viveu. A palavra “Cristão” significa imitador de Cristo. Será que verdadeiramente estamos sendo imitadores dEle?
Não quero colocar um peso sobre você com essa mensagem, mas quero que entenda que Deus te chamou para ser imitador Dele. Jesus sofreu a morte na cruz, carregou o pecado seu porque Ele te ama e quer você perto, muito mais do que perto Ele quer que você seja um nEles e Eles em você, é o que está escrito em João 17:21 “A fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviastes”.
Você é templo do Espírito Santo, morada Dele aqui nessa terra. Então faça da sua vida, uma declaração de amor por aquele que te amou primeiro. Que cada respirar seu possa ser totalmente para o Senhor, que cada batida do seu coração seja como uma declaração dizendo “Eu te amo meu Aba, eu não mereço este amor, mas aqui estou eu, me dando a ti, dando tudo o que sou a ti, e que isso nunca venha a ser um peso para mim, mas que seja o sentido da minha vida. Sim eu quero me apaixonar mais por ti, eu não sou perfeito, mas faz de mim ó Deus, a melhor versão de mim mesma transformada por ti. Eu te amo, eu te amo, e quero te amar mais, mais e infinitamente mais para sempre.”
E este é o convite que o Espírito de Deus faz pra você no dia de hoje: Faça da sua vida uma declaração de amor para o Senhor.
Comentários
Postar um comentário